Autor
Contactos
Links
Espaço DMA
Os meus sites
Promoções, Silêncios, Desvirtuações
Terceiro Mundo em Notícias
Foi Você que Pediu um Bom Título?
YouTube
VÍDEOS EM DESTAQUE
Twitter
Facebook
Rádio BLIP
PODOMATIC DMPA
Manchete
Slideshare DMPA
Slideshows DMA
Torga em SMS
Centenário da República
Sítios dos meus alunos
Espaço A
Media Critics
Polémicas
Derrapagens
Da Condição de Jornalista
Educação para os Media
Fotografia
Fotojornalismo
Internet
Blogosfera
Televisão
Imprensa
Rádio
Agências Noticiosas
Design Gráfico
Publicidade
Público & Privado
Leituras
Revival
Vária
Recreio

 Inquérito









 Velvet Secret

Velvet Secret
Queima das Fitas, Coimbra, Maio 2007
Get flash player to play to this file



Jornalismo em self service

Só mesmo no País onde foi inventado o iPhone e o iPod poderia surgir o I-Edition, projeto da empresa Media News Group que começa hoje os testes da segunda fase, instalando um equipamento conectado à Internet em 25 casas de um bairro de Denver, no Colorado.

Trata-se de uma edição personalizada de um jornal, que trará somente temas e notícias do interesse de cada leitor. É como um self service aplicado ao jornalismo: cada consumidor monta seu prato e consome somente aquilo que gosta mais. E ele mesmo imprime o que quer ler, numa impressora que recebe quando contrata o serviço.

O projeto foi batizado de "Notícias Individualizadas" (Individuated News) e está sendo testado desde o mês de abril, quando a companhia - que publica o The Denver Post - começou a produzir um jornal de 12 páginas especificamente para 12 hóspedes com estadia prolongada num hotel da cidade, o Denver Marriott Residence Inn.

Peter Vandevanter, vice-presidente de produtos específicos da Media News, em artigo de Bill Mitchell, colunista do Instituto Poiynter de Jornalismo, explicou que o projeto tem um sólido plano de negócios e que a empresa agora vai expandir os testes para descobrir o quão popular ele pode ser.

O negócio funciona assim: ao assinar o serviço, o consumidor paga um preço reduzido por um equipamento que basicamente é uma impressora conectada à Internet e diretamente ligada ao provedor das notícias, no caso o jornal. A seguir, o cliente pode escolher vinte de uma lista de 240 categorias de assuntos, de acordo com seus interesses individuais. O leitor pode, ainda, apontar uma cidade da qual queira receber notícias diárias e uma celebridade ou personalidade pública. O jornal então enviará pela Internet, todos os dias, bem cedinho, as notícias das categorias escolhidas e reembolsará periodicamente o cliente pelo papel e as despesas com a tinta da impressora. Junto com as notícias, evidentemente, o cliente receberá duas páginas de anúncios e cupons de comerciantes locais, preferencialmente daqueles estabelecidos num raio de 5 Km de sua casa.

A agência de notícias Associated Press participa do projeto como fornecedora de conteúdo para a Media News. Vandevanter reconhece que qualquer pessoa pode sozinha chegar aos assuntos de seu interesse através de buscas online ou por serviços de RSS, mas afirmou que pesquisas de consumo indicaram que leitores muito ocupados apreciariam e estariam dispostos a pagar por um relatório personalizado, impresso, e em suas mãos às 6h da manhã, enquanto bebem o primeiro café do dia. E ele está confiante que os comerciantes também serão atraídos pelo baixo custo dos anúncios (cinco centavos de dólar por anúncio e por leitor), especialmente os donos de supermercados e imobiliárias.

A Media News pretende estender o projeto para outros 60 hóspedes do mesmo hotel em Denver, durante as férias desse verão em julho, e tem planos de instalar as impressoras do I-Edition em 300 casas de Los Angeles, na California, em agosto. Nessa cidade, as notícias virão do Los Angeles Daily News, também operado pela Media News.

As impressoras (cujo fabricante não foi divulgado) custarão para os assinantes do serviço US$ 50. E Vandevanter não explicou como, mas disse que a Media News controlará remotamente quando a impressora estiver com pouca tinta e saberá quanto dessa foi usado para imprimir o I- Edition. "Nós não vamos pagar para você imprimir seu livro com a nossa tinta".

Se vai funcionar, só o tempo dirá.

Sílvia Dutra, Portal Imprensa, 03.06.2009





Data: 2009-06-09

© 2005-2013 - Mediapolis - Design by Ectep